builderall

Deseja saber como ter mais de 35% de novos clientes em sua loja? Então esse artigo é para você!

Sim, isso é possível, sabe como? Com acessibilidade arquitetônica.

Continue lendo e descubra como as Lojas da Renner e Havan contaram com nossos serviços especializados em acessibilidade para adaptar suas edificações e garantir acessibilidade a todos os seus clientes.



  1. A acessibilidade é uma Causa que permite a inclusão das Pessoas com deficiência na sociedade.
  2. A acessibilidade é um Direito das Pessoas com deficiência, estabelecido na Lei Federal 13.146:2015, para acesso de todos os locais de comércio no Brasil.
  3. A acessibilidade é uma Responsabilidade Civil do Arquiteto e Engenheiro em todo projeto ou obra que desenvolve desde 2004.
  4. E também, a acessibilidade arquitetônica pode trazer um público consumidor de mais de 35% da população aí em sua região para dentro de sua loja.


O CENSO do IBGE de 2010, identificou que o Brasil possui mais de 45 milhões de pessoas com deficiência no País.

E atualmente o Brasil possui mais de 32 milhões de pessoas Idosas no País.

Ou seja, são mais de 77 milhões de brasileiros (35% da população brasileira) que tem dificuldade de entrar em lojas e consumir os seus produtos por FALTA DE ACESSIBILIDADE ARUQITETONICA.

São pessoas que poderiam utilizar serviços e adquirir produtos oferecidos nos locais de comércio no Brasil ,mas não o fazem por falta de dificuldade de entrar nas edificações que possuem barreiras físicas.

Uma vez eliminadas as barreiras físicas as lojas estarão preparadas para receber a maior quantidade de pessoas possíveis.


ALTURA DOS PRODUTOS

Os produtos devem estar em uma faixa de alcance adequada, permitindo o alcance da maior quantidade possível de pessoas, como pessoas idosas, gestantes, pessoas com baixa estatura ou pessoas em cadeira de rodas.

Conforme determinado pela Norma Técnica Brasileira de Acessibilidade da ABNT, a NBR 9050:2020 essa faixa de alcance dos produtos está entre 40 cm até, no máximo, 1,40 m do chão.

Aproximadamente 35% da população brasileira, incluindo os mais de 32 milhões de pessoas idosas no Brasil, poderá alcançar os produtos oferecidos nas lojas se estes estiverem dentro de uma faixa de alcance confortável.

Além disso, devemos garantir uma largura mínima dos corredores internos da seguinte maneira:


ACESSOS AO INTERIOR DA LOJA

Desde a calçada da edificação, todas as entradas da loja devem ser acessíveis.

É isso que determina o item 6.2.2 da NBR 9050:2020 e é isso que permite o acesso da maior quantidade possível de pessoas no interior da loja.

Para garantir a inclusão, o acesso e uso das pessoas na loja, principalmente de pessoas idosas e pessoas com deficiência, devemos f=garantir:


SANITÁRIOS ACESSÍVEIS

5% do total de peças sanitárias devem ser convertidas em Sanitários acessíveis com entradas independentes.

Pessoas com deficiência, pessoas idosas, gestantes utilizam sanitários acessíveis nas edificações e as lojas em todo Brasil devem oferecer instalações confortáveis e seguras à todos os seus clientes e usuários.

Além de todo local de comércio ter sanitários acessíveis, deverão promover melhorias nos sanitários de uso coletivo e em seus provadores, como por exemplo:


CONCLUSÃO

Sim! A acessibilidade é para a maior quantidade possível de pessoas e uma loja acessível permite o acesso, o uso e o consumo, com autonomia, conforto e segurança à todas as pessoas, inclusive às pessoas com deficiência.

Mudar o olhar da acessibilidade, tirando a visão da acessibilidade como um CUSTO e entendendo que ela é uma CAUSA, uma RESPONSABILIDADE e um DIREITO podem trazer grandes benefícios, inclusive para uma maior número de consumidores para todas as lojas do Brasil.


Deixe sua loja acessível com nossos serviços especializados em acessibilidade Arquitetônica.

Eduardo Ronchetti, especialista em acessibilidade, com mais de 650 projetos e obras realizadas em todo o Brasil, poderá te ajudar com isso.

Entre em contato agira: (11) 99160 4718.